O QUE É COMUNICAÇÃO
Ato ou efeito de emitir, transmitir e receber mensagens por meio de métodos ou processos convencionados, quer através da linguagem falada ou escrita, ou de outros sinais, signos e símbolos, seja de aparelhamento técnico especializado, sonoro ou visual. ( Aurélio )
Comunicação de massa. Comunicação social dirigida a uma ampla faixa de público, anônimo, disperso e heterogêneo, atingindo simultaneamente uma grande audiência, graças à utilização dos meios de comunicação de massa , tais como os mais populares , o rádio , a TV , o jornal , e a internet .
Comunicação humana.Comunicação social, própria dos seres humanos, baseada em sistemas de signos (a linguagem falada, por ex.), em oposição à comunicação baseada em sistemas de instruções ou comandos, como a que se faz entre animais ou máquinas.
Comunicação interpessoal. Comunicação direta estabelecida entre dois ou mais indivíduos, por meio da fala, de carta, telefone, etc.
Comunicação não verbal. Comunicação baseada em sistemas de significação independentes da linguagem falada, como a mímica, a pictografia, a música, poesias , etc .
Comunicação social. Processo de comunicação de caráter indireto e mediato, estabelecido no seio da sociedade, por meio de jornal, revista, teatro, rádio, cinema, propaganda, etc , sendo atividade profissional que se ocupa dessa comunicação em massa.
Comunicação verbal. Comunicação através da linguagem falada ou da sua forma escrita.
Comunicação visual. Comunicação que se utiliza de canal visual para transmissão de mensagens , como a internet , revistas e TVs .
ATO DE COMUNICAR
Toda vez que abrimos a boca
para falarmos de algum assunto, estamos de certa forma comunicando-nos , independente de qual seja a língua falada , o sotaque ou convivência cultural de cada região , nacionalidade ou modo popular de se expressar , rompendo fronteiras cultas verbais , classes sociais religiosas e políticas . Comunicar , não exige esforço técnico , já que é um dom natural do ser humano , e dos animais , que por sinal , comunica tão bem quanto ao homem .
Por mais popular que seja esse tipo de relação , existem modos mais práticos de emitirem mensagens numa comunicação social-interpessoal , ou em massa . Mais para que isso seja possível , o comunicador deve ter o nome postado na lista do bom profissional , já que esses geralmente são destinados à trabalhos que exigem uma excelente comunicação. Esses passam por um período considerável de estudos práticos e teóricos , destacando a ética no trabalho chamado comunicar ! Esse tipo de ética é obrigatoriamente aos profissionais que atuam em meios de comunicação em massa , relações de negócios comerciais ou financeiros e a praças públicas , exceto em casos de músicas , que ainda não existem leis que vigoram sobre esse setor , muitas vezes agindo na ignorância do público alvejado , infringindo a ética e a moralidade de outros órgãos – igrejas , escolas ...- e inocentes incapazes - deficientes , idosos crianças ....
Muitas dessas músicas com letras indevidas , vão parar em praças públicas em volumes muito autos . As gírias e palavras indecentes quase sempre compõe o roteiro musical , podendo ser consideradas excitações sonoras , ou ruídos gravíssimos , que danifica o sistema auditivo e fonoaudiólogo .
Os profissionais , que são licenciados para executar a função nesta área respeitam as fronteiras entre os públicos alvos , mantendo a postura humorística de acordo com a sua atuação , evitando transmitir uma mensagem negativa devido á seus problemas pessoais ou familiares , iludindo de certa forma o receptor –mantendo sua ideia no ato de persuasão - de que você tem a razão , e que ele deve confiar na sua palavra . Além de seguir rigorosamente as regras da empresa ou do trabalho , respeita-se devidamente as leis que rigoram sobre ele , para evitar que alguém seja lesado por indevidas palavras , e garantir a ética no trabalho .
Aquele que corrompe as leis , ou as regras da empresa , poderá ser demitido por justa causa ou pagará multas referente a infração . Se no caso ouver um lesado , a empresa deverá reparar os danos , com o mesmo autor , podendo ir a indenização por danos morais em casos mais graves .
Esses profissionais não podem ter preferências de escolha quando está em atividade , e nem demonstrar emoção quando fato emocionante acontecer , mais deve transmitir essa emoção para o receptor .
Comparando os dois tipos de comunicador , o popular e o profissional , poderemos diferenciar os canais usados na transmissão da mensagem . Em quase todas as possibilidades , a comunicação popular é feita em grupos ou interpessoalmente e sem regras , enquanto a profissional que exige muita capacidade e competência , ocorre nos meios de comunicação de massa – rádio e TV - ou interpessoal , e via telefônica .
PRINCÍPIOS DE ÉTICA
Alguns diferenciam ética e moral de vários modos:
1. Ética é princípio, moral são aspectos de condutas específicas;
2. Ética é permanente, moral é temporal;
3. Ética é universal, moral é cultural;
4. Ética é regra, moral é conduta da regra;
5. Ética é teoria, moral é prática.
ÉTICA é "o estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana susceptível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade, seja de modo absoluto".
Ética é daquelas coisas que todo mundo sabe o que são, mas que não são fáceis de explicar, quando alguém pergunta".(VALLS. Álvaro L.M. O
BAIXE AQUI .
https://www.4shared.com/document/YskxFPbn/Os_economistas_e_a_teoria_da_e.html?