Bacharel em Direito pela Universidade Mackenzie; jornalista, publicitário, pintor, escultor, compositor, professor de Comunicações da USP; redator da UPI; detentor do mais extraordinário currículo em comunicações. Este é Hélio Ribeiro, que emprestou seu talento às seguintes organizações brasileiras: • Rádio Tupi (duas vezes) • Rádio Difusora (duas vezes) • Rede Piratininga • Jovem Pan (duas vezes) • Rádio Bandeirantes (duas vezes) • Rede Capital de Comunicações
Nos Estados Unidos, atuou, como narrador, nas seguintes empresas cinematográficas: • Paramount Pictures • Metro Goldwyn Mayer • Twentieth Century Fox • Columbia Pictures • Universal International.
Hélio Ribeiro também foi Correspondente nos Estados Unidos do Sistema Globo-Excelsior de Jornalismo e da Rede Bandeirantes de Rádio; Aprovado em concurso para a Voice of America. Correspondente nos Estados Unidos do Jornal Propaganda & Marketing; Produtor Associado da Fundação Cásper Líbero; Diretor e apresentador do programa O Poder da Mensagem, veiculado e retransmitido pelas seguintes emissoras: • Rádio Gazeta (SP) • Jovem Pan (SP) • Tupi (SP) • Gaúcha (RS) • Cultura (GO) • Difusora (Mogi Mirim-SP) • Atlântica (Santos-SP) • Independência (PR) • Itatiaia (MG) • Bandeirantes (SP), Além de uma centena de afiliadas.
Luís Jatobá o Famoso narrador de Notícias
Famoso narrador de notícias e documentários na rádio, cinema e televisão durante cerca de 45 anos. Em 1939, foi convidado a trabalhar nos Estados Unidos pela Columbia Broadcasting System. Na década de 40, transmitia diretamente desse país o Big Broadcasting Matinal, um programa jornalístico da Rádio Jornal do Brasil. Jatobá permaneceu no exterior até 1950, quando Assis Chateaubriand chamou-o para inaugurar a TV Tupi do Rio de Janeiro, onde criou seu telejornal. Tornou-se o primeiro apresentador de notícias da América do Sul. Através da voz robusta e ao mesmo tempo suave, adequava-se de maneira impecável aos temas que abordava. Depois de um tempo afastado das terras de Tio Sam, Jatobá recebeu um convite da Real Aerovias, para o vôo inaugural de sua linha São Paulo-Chicago, em 1956. Voltou entusiasmado com a televisão em cores e sua penetração nos lares americanos. Nessa mesma época, ele gravou com Paulo Autran Antologia Falada do Conto Brasileiro, uma seleção dos melhores contos nacionais em disco. Em 1940, teve breve passagem pelo cinema, ao fazer parte do elenco de Eterna Esperança, de Leo Marten. O locutor teve a saúde seriamente abalada em 1981 com o sequestro e posterior desaparecimento de seu filho, Luís Carlos. Em entrevista na época da tragédia, declarou: Tínhamos pouquíssimo contato, porque ele ficou com a mãe quando pequeno (divorciou-se da esposa quando Luís Carlos tinha apenas um ano), e foi criado pelo padrasto. Nos visitávamos, mas não havia uma rotina diária. Ele casou-se, pela primeira vez com 19 anos, e teve um filho que deve estar agora com uns nove anos. Não posso dizer que o conheça profundamente como pessoa, mas sei que é inteligentíssimo e tem um extraordinário talento para escrever e desenhar. Luís Jatobá faleceu aos 68 anos, em 9 de dezembro de 1982.
Clique e ouça narrações de Luís Jatobá
Ramos Calhelha e sua Magnífica Interpretação
Jornalista, tradutor, radialista e engenheiro químico, foi como locutor que Ramos Calhelha se notabilizou, narrador de voz marcante, trabalhos para televisão, cinema, entre outros. Uma referência para todas as gerações de locutores brasileiros.
O grande Ramos Calhelha, fez uma narração memorável para a peça radiofônica"Jonathan Gaivota".
Até o momento não encontramos nenhum arquivo de fotos e também não sabemos o paradeiro deste estrondoso Locutor, mas encontramos uma entrevista que vale a pena ser lida para os amantes do rádio.
Ouvindo o programa da Rádio Eldorado do dia 25 de setembro, homenageando o locutor esportivo Osmar Santos, lembrei-me de quando assistia ao Programa Radiofônico Musical de maior audiência da época: “Telefone Pedindo Bis”... em 1959, 1960!
Uma das vozes mais bonitas da rádio, pertencia ao locutor Enzo de Almeida Passos! Vejam que ainda me lembro do nome inteiro dele!
Resolvi contar esta história por ter sido de conhecimento dele e portanto não ver nenhuma maldade no caso, mas uma lembrança carinhosa de uma grande fã.
Eu fazia lição ouvindo as músicas do seu programa e a sua voz, claro! Que linda!
Realmente formei uma imagem incrível de um ENZO, em terceira dimensão: alto, lindo, simpático, comunicativo, “Aquele Locutor”, que infelizmente a rádio não nos permitia ver.
Em 1969 o Canal 13, TV Bandeirantes de São Paulo, apresentou o interativo "Telefone Pedindo Bis", apresentado pelo próprio Enzo de Almeida Passos mas, não me lembro como evoluiu esse programa, pois não seguia a programação da Bandeirantes que sempre foi mais voltada aos esportes.
Eis que um dia, depois de casada, eu e meu marido fomos a um encontro de casais, mais ou menos em 1967 – 1968 e, na hora do almoço deveríamos partilhar a mesa com um outro casal desconhecido, que por sinal eram muito simpáticos e educados apesar de bem mais velhos... deveriam regular com meus pais.
Quando nos apresentamos para sentarmos à mesa, escutei o cavalheiro falar enquanto me dava a mão:
- Muito prazer, Enzo de Almeida Passos!
Não podia crer nos meus ouvidos. Era impossível. Levei uns segundos para responder o prazer é meu... baixinho... na altura que meu espanto permitiu...
Olhando para aquele senhor, baixinho, meio gordinho, feio, que ainda segurava a minha mão enquanto eu pensava: Não pode ser! O E-N-Z-O? do Telefone Pedindo Bis?
Ele concordou sorrindo, encantado de eu me lembrar e associá-lo ao programa!
Aquele aperto de mão foi muito doído, porque o Enzo que imaginei se derreteu como um sorvete na minha frente, enquanto eu fazia um grande esforço para retribuir o sorriso que encobria a minha decepção.
Aqui cabe outro aparte que esta comparação tinha por parâmetros meu marido de 27 anos, magro de 1,80m de altura e atleta, pois sempre nadou e jogou tênis.
Foi um curto circuito na minha cabeça porque meus olhos viam uma pessoa e meus ouvidos escutavam aquela voz, como juntá-los?
Depois expliquei a minha decepção ao meu marido, que por muito tempo se divertiu em contar e recontar o ocorrido em reunião de amigos e até brincar comigo quando eu dizia que alguém que eu havia conhecido era muito alto, ele dizia: Me diga uma coisa, ela não se chama Enzo, chama?
Eles se revelaram um casal simpaticíssimo; Eu gostei tanto deles que relatei o que realmente me aconteceu na apresentação e, todos os quatro rimos muito, inclusive porque ele brincou com aquilo me dizendo na saída:
- Se você encontrar a diferença de altura que você me deu no passado, manda entregar, tudo bem?
Até hoje penso naquela cena achando inacreditável que aquela pessoa fosse o dono daquela voz poderosa, mas no decorrer do almoço, enquanto conversámos muito, eu aos poucos fui sentindo o quanto eles eram adoráveis e então como lhes disse, achei o Enzo o feio mais bonito do rádio e dono da mais bela voz, como o Charles Aznavour... afinal... ninguém precisa ter tudo...
Adorei conhecê-los, trocamos nossos endereços e até hoje, comparo a sua voz com a maioria dos nossos locutores e que saudade!
Hoje me perguntei: Onde estará ele? Como estará depois de tanto tempo?
Pensei: Ele ou algum parente seu merecia aparecer no São Paulo de Todos os Tempos, porque ele fez parte da nossa história, da história da Rádio Paulistana e da nossa adolescência.
Além de ter muito o que contar, merecia muito esta homenagem.
Obs: Infelismente não conseguimos áudios ou fotos do Radialista Enzo de Almeida, caso queira colaborar e tenha este material, envie para o endereço abaixo.
Ouça logo abaixo algumas vozes e personagens do Rádio Brasileiro que merecem nossa Homenagem
ELI CORRÊA
BIG BOY
VIRGINIA DE MORAES
FERREIRA MARTINS
SÉRGIO BOCA
BLOTA JR
JORGE RAMOS
ALFREDO ALVES
MARCELO ZAMARIAN
GIANNA SENA
Além de outros nomes de nossa cidade (Franca Sp) que temos que destacar e prestar nossa homenagem como:
- CARLOS GREGO - VALDES RODRIGUES - VERZOLLA - ÉVERTON LIMA - HÉLIO RODRIGUES - ZÉ RASTEIRO - PATRICIA - SIDNEY FRANCO DA ROCHA - RUI PIERI - JOVACI - RENATO VALIM
E A TODOS OS OUTROS RADIALISTAS FRANCANOS QUE FAZEM PARTE DO RÁDIO BRASILEIRO.
Nas próximas aulas acompanharemos:
- mostragem de fotos e equipamentos de rádios e produtoras. - mostragem de mais alguns áudios do clube da voz. - mostragem de erros e gafes cometidos no ar. - mostragem de locuções no estilo Am e Fm. - mostragem de vinhetas cantadas e pontes. - mostragem de jingles dos anos 50-60-70-80 até 2007
Créditos e Agradecimentos:
https://miltonneves.uol.com.br/
www.pecasraras.blogspot.com
https://www.museudosesportes.com.br/
https://www.vozesbrasileiras.com.br
https://www.microfone.jor.br/
https://www.brasilcultura.com.br/
https://pt.wikipedia.org/
https://www.vinhetas.com
https://www.clubedavoz.com.br/
Criação e desenvolvimento: Professor e Radialista Junior Campos Objetivo: Um breve panorâmico Histórico da Locução para os alunos de Radialismo do Senac / Franca Sp.